Estudos Bíblicos.


A ENTRADA DO PECADO NA HUMANIDADE
Por: Enoque Rodrigues Nogueira


INTRODUÇÃO

A Bíblia – O maior livro do mundo – contem assuntos que abrange todas as áreas. Muitos temas são polêmicos e não chegam ao consenso. A entrada do pecado na humanidade, dependendo da forma de estudo fica entre eles. Por espiritual, é impossível estudá-lo fora da santa e maravilhosa Bíblia Sagrada, autoridade máxima. O tema não pertence ao grupo de assuntos técnicos ou científicos que podem ser comprováveis em testes laboratoriais, mas se submete ao teste mais eficiente exame que existe: a consciência. O termo está inserido cada vez mais em textos, discursos, títulos de filmes, palestras e até em livros técnicos; por ignorância ou irreverência, não importa, isso não vai fazer destes, pessoas especiais; são pecadores, porque “todos pecaram...” (Rm 3.22). Devemos nos lembrar que ele tem, de fato, alguns significados, dentro e fora no contexto teológico, sempre denotando falta, erro, culpa, etc. Fora da esfera bíblica costuma aparecer fora deste aspecto como em um comercial de TV que dizia: “não ter este produto é um pecado”. Os dicionários da Língua Portuguesa apresentam a palavra em várias situações e também como: transgressão de preceito religioso. Estaremos tratando do assunto neste aspecto, tendo a Bíblia como referência e limitando-me ao título: A ENTRADA do pecado na humanidade.

DEFINIÇÃO
A palavra tem ampla presença no texto bíblico e dependendo da versão, aparece pela primeira vez no sentido literal em Gn 4.7. O termo define com precisão uma transgressão, o que ocorreu pela primeira ainda vez na história da criação com o primeiro casal. No Dicionário Teológico, Claudionor de Andrade define: Do hebraico hattah; grego hamartios; do latim peccatum; transgressão deliberada e consciente das leis estabelecidas por Deus – Andrade, p. 202.
A Bíblia contém muitos termos para significar pecado, todos eles dando idéia de falta, omissão e erro.
Outros sentidos:
Perversão (Os 14.4);
Transgressão (Rm 4.15);
Revolta (2 Rs 18.20);
Delito, Ef 2.5; 
Iniqüidade (1 Rs 17.18, 1 Jo 3.4);
Impiedade (2 Tm 2.16, 1 Sm 24.13);
Rebeldia (Js 22.22);
Imoralidade (1 Co 5.1);
Infidelidade (2 Co 6.15);
pecado
Culpa (Ed 9.6);
Dívida (Mt 6.12).
Uma grande quantidade de definições é encontrada de forma direta e indireta.

O COMEÇO
Deus tudo criou em completa harmonia para que a sua criatura inteligente pudesse ter uma vida prazerosa no corpo, na alma e no espírito (tricotomismo). O arbítrio foi dado ao ser humano para ter prazer em transformar, criar, inventar e definir caminho, enfim, poder optar por alguma coisa que melhor lhe atenda. Foi exatamente este arbítrio, dado com justo objetivo, que deixou a criatura vulnerável; mas, por outro lado, se não o tivesse herdado não se poderia dizer que o homem é ou não obediente a uma ordem expressa.
O primeiro casal foi formado por Deus com todas as características que preserva, inclusive o arbítrio que lhe permitiu a escolha de desobedecer a Deus. A inocência (alguns confundem este estado com pureza; é possível ser impuro genericamente e inocente em alguma questão.) fazia deles um absoluto servo porque não tinha o complicador pecado que afasta o homem de Deus. O principal prêmio pela obediência era a comunhão com Deus o que acontecia continuamente no jardim, (Gn 3.8).
O ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus, (Gn 1.27); o homem a partir do pó da terra, (Gn 2.7) e a mulher de uma costela do homem, (Gn 2.22).

AS ORDENS PRIMÁRIAS
As ordens dadas por Deus ao primeiro casal foram simples e primárias:
O domínio sobre os irracionais (Gn 1.26);
A propagação da espécie (Gn 1.28);
Cultivar a terra (Gn 2.8);
Dar nomes a todos os irracionais (Gn 2.19,20).

A PRIMEIRA DIETA
Não há consenso a respeito da cronologia da história da criação, mas pela ordem de impressão consta a dieta do homem em duas fases, a primeira com permissão para comer de todas as árvores frutíferas “Eis que vos dou toda erva de semente, que existe sobre toda a face da terra, e toda árvore que produz fruto com semente, para vos servirem de alimento” (Gn 1.29), e uma segunda quando uma árvore (da vida) é vetada.

A FORMAÇÃO DO ÉDEM
O Éden foi constituído com o objetivo de provar a sua natureza especial - a palavra hebraica Éden significa provavelmente significa “encantamento”, prazer” ou “deleite” – Pffeiffer, p. 7. Deus plantou um Jardim no Éden; isto significa uma ação especial “Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, ao oriente, e ali pôs o homem que havia formado” (Gn 2.8). Neste jardim o SENHOR colocou todas as árvores agradáveis e boas para comida, (Gn 2.9) – A palavra jardim significa um cercado ou um parque - Pffeiffer, p. 7. Convém observar que ali estavam duas árvores com simbolismo especifico, de forma que foram realçadas na citação “da vida” e “do bem e do mal”.


DUAS ÁRVORES EM DESTAQUE
Na maioria das versões bíblicas o texto informa com clareza que no meio do jardim estava a árvore da vida e cita a outra sem ressaltar a localização. No versículo consta: “a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal”. Ficaria mais evidente que as duas estavam no meio do jardim se o texto fosse: “a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal no meio do jardim”. Esta idéia de ser uma árvore no centro e a outra em lugar indefinido pode ser refutada pela expressão de Eva em defesa da obediência, antes de ceder à tentação, (Gn 3.2,3); ao que parece ela estava mesmo referindo a árvore “da ciência do bem o do mal”

O LIMITE
Diferente das ordens primárias, Deus deu uma ordem incondicional ao homem dizendo: “Podes comer de todas as árvores do jardim. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não deves comer, porque no dia em que o fizeres serás condenado a morrer” (Gn 2.16,17). Neste ponto não havia qualquer chance de negociação, era uma questão de vida ou morte.

A INTERVENÇÃO DA SERPENTE
A serpente foi usada por satanás por ser a mais astuta dentre todos os animais, (Gn 3.1). Ela fez uma interrogação mudando a sentença, colocando todas as árvores como vetadas. Na verdade Deus só havia vetado uma. É bom que nos lembrarmos: a “da vida” não estava proibida. Se (Gn 2.9) estiver discriminando o local de plantio das árvores, o questionamento da serpente pode ter confundido a Eva fazendo-a tropeçar na resposta.
Eva estava defendendo a ordem divina quando falou: “Do fruto das árvores do jardim, podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário morrereis” (Gn 3.2,3), mas isto não intimidou o espírito tentador que usou de astúcia para despertar curiosidade, cobiça e poder na mulher, (Gn 3.4,5).
Existe uma corrente que defende Eva dizendo que ela não estava presente quando Deus fez o veto a Adão e ainda ela estava sozinha no momento da tentação. Não se pode contestar uma ordem de Deus de caráter irreversível; nenhuma desculpa é aceita em hipótese alguma; não faltou para estas primeiras criaturas o aviso e a parceria do Criador.

A ENTRADA DO PECADO NA HUMANIDADE
O pecado não foi inaugurado no primeiro casal; já existia desde que satanás se rebelou contra Deus e por através dele o tentador incitou a mulher a desobedecer a Deus. Eva em estado tenso cedeu à tentação e desobedeceu a Deus e o seu esposo Adão também fez o mesmo. O resultado disto ocasionou a entrada do pecado na humanidade.
“A mulher notou que era tentador comer da árvore, pois era atraente aos olhos e desejável para se alcançar inteligência. Colheu o fruto, comeu e deu também ao marido, que estava junto, e ele comeu” (Gn 3.6). Como podemos observar, o pecado entrou na humanidade por três portas: A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, (1 Jo 2.16).
Era boa para se comer - A concupiscência da carne. Agradável aos olhos - a concupiscência dos olhos. Desejável para dar entendimento - a soberba da vida.

CONCLUSÃO
Há grande inquietação quando se fala do pecado; por não admitir que ele existe, por não concordar que tenha entrado com a permissão de Deus, por não entender a razão de ser pecador mesmo não tendo pedido a Deus para nascer. Na Lei de Introdução ao Código Civil no seu artigo segundo diz: “Ninguém se escusa de cumprir uma lei, alegando que não a conhecê-la”; na lei de Deus de Deus não é diferente, não há acepção de pessoas, (Dt 10.17).

BIBLIOGRAFIA
ANDRADE, Claudionor Correa. Dicionário Teológico: Com Definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro : CPAD. 1996.
BÍBLIA edição pastoral : CD Room. Editora Paulus. 2003.
BRASILEIRA.Imprensa Bíblica.Bíblia Sagrada: concordância e dicionário.87.ed. Rio de Janeiro: Editora Vida.1997.
BUCKLAND.A.R, M.A, WILLIAMS. L. Dicionário Bíblico Universal. Flórida – EUA: Editora Vida. 1987.
FERREIRA.Aurélio Buarque de Holanda. J.E.M.M.Editores. Dicionário Aurélio Básico da Lingua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 1989.
MAHONEY, Ralph. O cajado do Pastor. Burbank : World MAP. 1995.
PFEIFFER, Charles F, HARRISON, Everett F. Comentário Bíblico Moody. SÃO Paulo : Editora Batista regular. 1999.
TRIPLETT.L.O..STAMPS.D.C..ADAMS.J.W..SOUZA.R.R..CHOWN.G..GILBERTO. Bíblia de Estudo Pentecostal.4.ed. Estados Unidos: Life Publishers.1995.